quinta-feira, 9 de abril de 2015

Documento contextualizado

"Contextualizando o Documento"


Neste post realizaremos a atividade prática "analisando o programa da disciplina", realizada em sala de aula, proposta pelo professor.


A tarefa se refere a quatro contextos, citados abaixo, do programa da disciplina do semestre atual e os alunos deveriam responder aos seguintes questionamentos:

Contexto:
A) No arquivo pessoal dos estudantes.
B) No arquivo pessoal do Professor.
C) No arquivo da FCI.
D) No banco de dados do Blog.

Perguntas:
1) É o mesmo documento ou ele difere em cada situação?
2) Qual é o produtor do documento em cada contexto?
3) Quais as funções administrativas que eles exercem? E as arquivísticas?
4) Qual série e espécie?

Respostas:

1) O documento é diferente no último contexto (Blog), uma vez que o DOCUMENTO é igual a SUPORTE + INFORMAÇÃO. Nos três primeiros casos (Arquivo pessoal dos Estudantes, do Professor e da FCI) o suporte é o papel e no último a informação está contida em meio digital, provavelmente em algum mecanismo de armazenamento magnético e disponibilizado numa página web.

Nas demais respostas, para que elas fiquem mais bem dispostas, elas serão agrupadas entre os 4 tipos diferentes de contexto para o programa da disciplina:

            ARQUIVO PESSOAL DOS ESTUDANTES:

PRODUTOR: cada aluno individualmente.
FUNÇÃO ADMINISTRATIVA: fiscalizar se o conteúdo previsto pelo professor está de fato sendo ministrado em sala.
FUNÇÃO ARQUIVÍSTICA: provar que os tópicos foram de fato ensinados.
ESPÉCIE: Programa de Disciplina 
SÉRIEPrograma de Disciplina para fiscalização de conteúdo a ser ministrado.

            ARQUIVO PESSOAL DO PROFESSOR:

PRODUTOR: o próprio professor.
FUNÇÃO ADMINISTRATIVA: planejar os assuntos que serão abordados durante o semestre.
FUNÇÃO ARQUIVÍSTICA: provar que os temas propostos foram contemplados em sala.
ESPÉCIE: Programa de Disciplina 
SÉRIEPrograma de Disciplina para planejamento do conteúdo a ser ministrado no semestre

            ARQUIVO DA FCI:

PRODUTOR: UnB
FUNÇÃO ADMINISTRATIVA: fiscalizar se as atribuições propostas ao professor enquanto servidor da Universidade estão sendo cumpridas.
FUNÇÃO ARQUIVÍSTICA: provar que as designações pertinentes ao plano de curso do professor foram de fato atendidas.
ESPÉCIE: Programa de Disciplina
SÉRIEPrograma de Disciplina para comprovação das matérias previstas para serem ministradas no curso.

BANCO DE DADOS DO BLOG:

PRODUTOR: professor.
FUNÇÃO ADMINISTRATIVA: planejar os assuntos que serão abordados durante o semestre (professor) e divulgar de maneira mais acessível o plano aos alunos.
FUNÇÃO ARQUIVÍSTICA: provar que os temas propostos foram contemplados em sala durante aquele semestre.
ESPÉCIE: Programa de Disciplinas
SÉRIE: Programa de Disciplinas para planejamento dos assuntos a serem abordados e divulgação do conteúdo.

Até a próxima!

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