segunda-feira, 6 de abril de 2015

Destino Diplomática: viajando no passaporte

Está planejando uma viagem para conhecer o palco dos grandes filmes de sucesso e talvez encontrar uma celebridade na rua? HOLLYWOOD é uma boa opção, não acha?
Mas primeiro você precisa lembrar que o passaporte vai ser seu maior aliado nessa aventura, Então vamos te dar umas informações sobre seu acompanhante de viagem :)
Passaporte é o documento de identificação, de propriedade da União, exigível de todos os que pretendam realizar viagem internacional, salvo nos casos previstos em tratados, acordos e outros atos internacionais.
Os passaportes brasileiros classificam-se nas categorias:
I - diplomático;
II - oficial;
III - comum;
IV - para estrangeiro; e
V - de emergência. 
(Fonte: DECRETO Nº 5.978 DE 4 DE DEZEMBRO DE 2006.)

  • Estes documentos apresentam algumas características que os denominam como autênticos, para que possam cumprir as funções para qual foram criados. Temos como sinais de validação mais visíveis:
                  - Marca d'água com o símbolo "Armas da República" e a palavra "BRASIL";
                  - Perfuração feita na folha do passaporte, formando um código alfanumérico;
                  - Fio de segurança inserido no papel;
                  - Entre outros itens de segurança,como mostra a imagem abaixo:

  • Este documento  normalmente compõe arquivos pessoais, tendo uma primeira função a comprovação de autorização de entrada em outros países. Mas  também podem cumprir a função de lembrança de viagens ou de acontecimentos envolvendo tal documento.
  • Os passaportes comuns, para estrangeiro e de emergência serão expedidos, no território nacional, pelo Departamento de Polícia Federal e, no exterior, pelas repartições consulares. Já os passaportes diplomático e oficial serão emitidos pelo Ministério das Relações Exteriores.

Agora que você sabe de tudo isso, pode começar a preparar as malas. Hollywood te espera baby!

Nenhum comentário:

Postar um comentário