sexta-feira, 24 de abril de 2015

Investigando Diplomaticamente

Para a alegria dos leitores do nosso blog, hoje a atividade é baseada no filme PRENDA-ME SE FOR CAPAZ. Vamos levantar alguns pontos diplomáticos presentes no filme, Mas primeiro deixaremos a sinopse do filme aqui, pra instigar sua vontade de ver o filme. Já peço sua licença,porque o magia Leonardo DiCaprio está EM CENA.
Frank Abagnale Jr. (Leonardo DiCaprio) já foi médico, advogado e co-piloto, tudo isso com apenas 18 anos. Mestre na arte do disfarce, ele aproveita suas habilidades para viver a vida como quer e praticar golpes milionários, que fazem com que se torne o ladrão de banco mais bem-sucedido da história dos Estados Unidos com apenas 17 anos. Mas em seu encalço está o agente do FBI Carl Hanratty (Tom Hanks), que usa todos os meios que tem ao seu dispor para encontrá-lo e capturá-lo.


    Então, a atividade proposta pelo professor em sala de aula foi responder as seguintes questões:

A) Quais são as soluções diplomáticas, por parte do estelionatário e pela polícia, possíveis de notar durante as ações do filme?
  • Durante o filme vemos explicitamente o uso da análise diplomática dos documentos. É estudado a estrutura documental, atendo-se aos sinais de validação e a fatores intrínsecos e extrínsecos. Dentre os detalhes utilizados pelo estelionatário está o diploma falso, adulteração da data dos cheques, as ordens de pagamento em nome da companhia aérea, entre outro itens. Por parte da polícia, a investigação se deu pela criação de um manual de fraude bancária e de escala numérica das agências, mapeamento dos estados, até chegar ao local de produção dos papéis de ordem do pagamento.
B) Se você fosse o policial encarregado de investigar Frank Abagnale Jr, contrataria Daniella Larcher para trabalhar na equipe? porque?

  • Primeiro, vamos combinar que ela já tem nome de mulher misteriosa, Daniella Larcher. Já tem o pré requisito pra fazer parte do grupo de investigadores( HaHa), e sim, contrataria. Uma pessoa como ela, que sabe verificar as fraudes bancárias e identificar sinais falsos no documento é de extrema importância, e Daniella mostrou ser muito atenta aos detalhes contido nos documentos, e além disso sabe os meios no qual ela pode buscar informação para verificar a autenticidade e veracidade documental.



E ai?! Embarca nessa com a gente?


Nenhum comentário:

Postar um comentário