sexta-feira, 8 de maio de 2015

Conciliando as Disciplinas

Como resposta à atividade proposta, trazemos hoje o apontamento de um dos textos sugeridos no "Plano de Curso" da disciplina "Arquivo Permanente 1" e indicamos os pontos comuns entre este e a "Diplomática e Tipologia Documental".



O texto escolhido foi o das autoras Rosely Cury Rondinelli, Claudia Lacombe Rocha, Márcia Helena de Carvalho Ramos e Margareth da Silva, com o título: "Gerenciamento arquivístico de documentos eletrônicos", publicado pelo Conarq em 2004.


Logo em sua introdução, as autoras relatam uma importante transformação atual no processo de produção de documentos arquivísticos em organizações públicas e privadas: a digitalização. Este processo, engloba a substituição de papéis pelo armazenamento em meio digital para registro das funções e atividades das organização e pessoas. Elas afirmam que as informações em formato digital são sensíveis a intervenções não autorizadas, degradação física e obsolescência tecnológica. Desta forma, elas apontam a necessidade do estabelecimento de políticas, procedimentos e práticas para assistir às organizações e apoiá-las a criarem e manterem documentos fidedignos, autênticos, acessíveis e preserváveis.

Neste momento, observamos a confluência entre o texto proposto em "Arquivo Permanente 1" e a disciplina "Diplomática e Tipologia", uma vez que a análise dos elementos intrínsecos e extrínsecos dos documentos será de grande valia para a comprovação da autenticidade e do estabelecimento do contexto documental. Ademais, será possível comprovar a fidedignidade do documento através da diplomática.

Por sua vez, a tipologia será essencial quando se tratando de documento eletrônicos, a fim de estabelecer a relação entre as séries documentais e entre a espécie e o tipo.

Estes são os pontos mais relevantes e interessantes encontrados entre o texto proposto em Permanente 1 e os conceitos assimilados em aula em Diplomática e Tipologia.

Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário